Os aspectos que influenciam em nossos costumes alimentares

Os aspectos que influenciam em nossos costumes alimentares

Os aspectos que influenciam em nossos costumes alimentares, são o que definem a forma como nos comemos e preparamos as refeição. Iremos pontuar agora estas diversas influencias que impactam nestes comportamentos alimentares. Então observemos agora alguns destes;

As influências da cultura (Os aspectos que influenciam em nossos costumes alimentares);

Os aspectos que influenciam em nossos costumes alimentares

No Brasil, os costumes de alimentação foram influenciados por diversos povos colonizadores em diferentes tempos e regiões. Assim, sejam portugueses, espanhóis, índios, africanos, alemães, japoneses, árabes entre muitos outros influíram na nossa cozinha e no que ingerimos nos dias de hoje. Então, segundo as suas influências, vai estar familiarizado com o consumo de mais legumes, peixes ou tubérculos…

A Genética (Os aspectos que influenciam em nossos costumes alimentares);

Os aspectos que influenciam em nossos costumes alimentares

Uma parte das pessoas tem mais fome, outras sentem menos. A herança genética está entre as explicações. Ainda que não consigamos alterar a essência da nossa constituição física, é possível fazer opções saudáveis que nos permitam dispor de um corpo saudável e desenvolver um enorme respeito para com a nossa história, antepassados, e corpo presente.

Compensação e Punição;

Os aspectos que influenciam em nossos costumes alimentares

Durante a infância, houve bastantes indivíduos cuja experiência dizia que só poderiam ter sobremesa caso lavasse o prato do almoço. Assim a sobremesa poderia ser uma compensação ou uma punição. Contudo ao longo da vida ainda nos punimos, comendo menos quando estamos insatisfeitos com o nosso corpo, consumindo alimentos não saudáveis apenas quando é legitimo e “merecemos” algo que seja diferente. A nossa forma de pensar tem influência sobre os nossos raciocínios, atitudes e as nossas preferências gastronómicas.

Vida Sedentária;

Os indivíduos mais atuantes têm tendência a se alimentarem de modo mais saudável, além disso estão mais conscientes do corpo, ouvem mais as suas próprias carências, e fazem melhores decisões. Adquira a um modo de vida saudável. A redução do período de permanência diante da televisão diminuirá igualmente a sua exposição a anúncios de alimentos e bebidas processados. Sabia que à medida que as pessoas vêem estes anúncios, aumentam o seu consumo de alimentos extra-processados e menos saudáveis?

Qualidade do sono;

Os indivíduos que dormem muito tarde têm a tendência de produção de mais cortisol, um hormônio que aumenta os desejos, além disso aumenta o armazenamento de gordura no corpo. Certifique-se de que não dorme menos do necessário à recuperação do seu corpo e o mantenha em equilíbrio.

Stress;

Os efeitos hormonais do stress influenciam na digestão, além disso provocam o aumento dos desejos pelos carboidratos, aumentam a acúmulo de gordura no organismo, e causam catabolismo muscular (perda). No mundo acelerado onde vivemos, é fundamental para todos encontrar a melhor forma de relaxar. Exercício físico, meditação, yoga, técnicas de atenção plena, aumento das horas de sono, assim como, caminhadas na natureza, passear com os amigos, leitura, música e jogos, podem ser umas das estratégias mais úteis para o seu bem-estar.

Gostou do conteúdo? Pois comente e compartilhe abaixo com amigos e familiares.

Compartilhe este post: