Um prato requintado e saboroso

Receita de Bacalhau Especial de Páscoa

No DicasConstantes temos o prazer de ensinar a você uma deliciosa Receita de Bacalhau Especial de Páscoa, para celebrar esta data com sua família! Contudo sabemos, o povo português possui uma vasta seleção de mais de mil maneiras de preparar esse ingrediente, e nos inspiramos na famosa receita de bacalhau espiritual para criar este prato especial.

Contudo, embora o processo de preparação possa ser um pouco demorado, vale a pena investir tempo nesta receita, pois ela utiliza ingredientes que certamente você tem em sua casa. Por todas essas razões, não deixe de conferir o passo a passo desta receita de bacalhau exclusiva para a Páscoa e experimentá-la!

Ingredientes;

  •  2 postas de bacalhau dessalgado
  •  3 und de cenoura média ralada
  •  3 und de pão (amanhecido)
  •  1 und de cebola picada
  •  2 dentes de alho picado
  •  1 cx de creme de leite
  •  350 ml de leite
  •  6 colheres de sopa de azeite de oliva
  •  4 colheres de sopa de margarina
  •  4 colheres de sopa de farinha de trigo
  •  200 gr de queijo mussarela ralado
  •  4 colheres de sopa de farinha de rosca
  •  Pimenta do reino
  •  Noz moscada
  •  Sal

Modo de Preparar a Receita de Bacalhau Especial de Páscoa;

1- Primeiramente, para começar a preparar esta receita exclusiva de bacalhau, é importante dar início ao processo cortando os pães em pedaços sem a crosta, e colocando-os em uma ampla vasilha junto com o leite, reservando o recipiente para possos seguintes. Uma dica é que o pão fique imerso no leite por um período de 2-3 horas, para que fique bem macio e empapado.

2- Assim, enquanto aguarda o pão absorver o leite, começe a cozinhar as postas de bacalhau em uma panela com água em quantidade generosa por cerca de 10 min. Ao término reserve 275 ml da água utilizada no cozimento, retirar as peles e espinhas do bacalhau, e desfiá-lo.

3- Logo depois a etapa subsequente desta receita de bacalhau espiritual destinada à celebração da Páscoa consiste em colocar a panela com manteiga em fogo médio-baixo. Uma vez que a manteiga tenha derretido, é hora de adicionar a farinha e mexer vigorosamente até que se obtenha uma mistura com textura de farofa.

4- Então, escorra o leite dos pedaços de pão, é hora de adicioná-los à panela com manteiga e farinha, mexendo vigorosamente sem interrupção. É aconselhável utilizar um batedor de arame para evitar a formação de grumos, e adicionar a água do bacalhau à mistura. Deixe cozinhar enquanto mexe até que a consistência engrosse.

5- Assim que o molho alcançar a consistência desejada e estiver prestes a ferver, retirar a panela do fogo e adicionar o creme de leite, e temperar com pimenta, sal e noz moscada a gosto. É fundamental mexer vigorosamente até que todos os ingredientes estejam bem incorporados, e reservar a mistura para utilizá-la como molho branco da receita.

6- Logo depois, dando continuidade a receita, leve ao fogo médio uma panela grande contendo azeite, cebola e alho. Permita que refoguem até que a cebola fique translúcida, em seguida acrescente a cenoura ralada e cozinhe-a até que amoleça.

7- Em seguida, é preciso adicionar o bacalhau à mistura e refogar tudo por cerca de 5 minutos, sem deixar queimar, mexendo de tempos em tempos. Após isso, é hora de acrescentar os pedaços de pão e misturá-los com a mistura anterior até obter uma pasta homogênea, e então adicionar metade do molho branco.

8- Para aprimorar o sabor, é possível corrigir com sal, pimenta e noz moscada, e em seguida desligar o fogo. Uma dica é que, se a mistura estiver muito seca após a adição do molho, é possível acrescentar um pouco mais de leite para obter a textura desejada.

9- Após o tempo necessário no forno, finalmente chegou o momento de degustar o seu bacalhau especial de Páscoa! Sirva-o ainda quente, acompanhado de uma salada simples e desfrute de uma refeição saborosa e requintada. Aproveite ao máximo essa deliciosa receita e bom apetite!

Gostou da receita? Pois comente e compartilhe abaixo com amigos e familiares.

Versículo de Hoje;

Todos que não permanece nos ensinamentos de Cristo, mas vai além deles, não tem Deus; quem permanece nos ensinos tem o Pai e também o Filho. 2 João 1:9

>Confira Canal Parceiro – Inspirando Mudanças

Compartilhe este post: