Antes de tudo, qualquer brasileiro que viva em São Paulo tem conhecimento ou já escutou sobre a ” receita cuscuz à paulista”! As origens do prato estão nos bandeirantes e tropeiros, que levavam vários ingredientes misturados num lenço.
Contudo, nós não podíamos deixar, no entanto, de lhe apresentar a receita do cuscuz à paulista, verifique as instruções e as etapas para o preparo deste delicioso prato abaixo!
Ingredientes;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 3 und de ovos cozidos (cortados em rodelas)
- 1 und de tomate em rodelas
- 3 und de tomate maduro (sem pele e sem sementes)
- 1 lata de ervilhas
- 1 lata de milho verde
- 2 latas de filés de sardinha
- 200 g de palmito escorrido
- 1 x de molho de tomate
- 1 und de pimentão vermelho
- 50 g de azeitonas sem caroço
- 1 tablete de caldo de legumes ou caldo de galinha
- 1 und de cebola
- 250 mil de água fervente
- 3 x de farinha de milho (fubá)
- 1 punhado de cheiro verde
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
Modo de Preparo do Cuscuz á Paulista;
1- Inicie untando a forma com um pouco de azeite ou óleo e disponha no fundo e nos lados 1 ovo cozido em rodelas assim como também o tomate, filé de sardinha e, se quiser, um pouco de azeitonas. Serão esses os ingredientes para decorar o cuscuz á paulista para reservar.
2- Em seguida, picar a cebola à parte e os tomates, o pimentão e os palmitos. Então acrescentar em uma panela grande o azeite e refogar a cebola em lume médio. Conforme fiquem transparentes, acrescente os tomates, o pimentão e os palmitos.
3- Logo após, aguarde refogar em lume brando durante alguns min e depois adicione as azeitonas, o milho, as ervilhas, o molho de tomate, as sardinhas, o cheiro verde, e os 2 ovos cozidos que restam. Assim tempere com sal e pimenta a gosto e deixar cozer para refinar os sabores.
4- Logo depois, acrescentar agora ao refogado a água fervente e o tablete de caldo. Mexer até que o tablete seja dissolvido e, aos poucos, adicionar igualmente a farinha de milho, mexendo continuamente. Então tempere com sal e pimenta.
5- Assim que todos os ingredientes se encontrem bem misturados formando uma espécie de pasta consistente, desligue o calor e deite o conteúdo da panela na forma que preparou previamente. Pressione com uma colher para tornar o cuscuz à paulista muito bem compactado. Caso a pasta de cuscuz não esteja muito consistente, acrescente ainda mais um pouco de farinha de milho.
6 – Enfim, deixe esfriar e coloque-o no refrigerador durante pelo menos 1 h. Desmoldar o cuscuz ao estilo paulista e servir. Desfrute da sua refeição!
Gostou da receita? Pois comente e compartilhe abaixo com amigos e familiares.